Existe uma pergunta que eu recebo com frequência: é verdade que todo dentista é muito rico nos Estados Unidos?  Depende do que você considera “muito rico”, em contra partida, é uma afirmação justa dizer que qualquer dentista tem a possibilidade de uma ótima qualidade de vida associada a um alto salário.  

Segundo a US NEWS, em 2018, a média de salário era por volta de US$175k para generalistas, o que é um ótimo salário. O número já é bom por si só, mas o que deixa isso melhor ainda, é que muitas pessoas não precisam trabalhar 5 dias por semana para ganhar tudo isso! Se todos os dentistas trabalhassem 5 dias por semana, com certeza a média seria muito maior.  

Tem uma galera que trabalha 2 ou 3 dias, porque prefere ter uma qualidade de vida melhor, não passar tanto tempo no consultório e ter mais tempo para si. E alguns ainda conseguem receber salários altos! 

Por isso que eu recomendo que as pessoas revalidem o seu diploma e venham trabalhar aqui, pois as suas escolhas aumentam. Quais escolhas? Vamos lá: 

Horas de trabalho: você escolhe se quer trabalhar 30, 40, 50, ou 60 horas e independente do tempo de trabalho, seu salário base será alto.  

Opções de pacientes: geralmente para ganhar bem trabalhando menos de 40 horas no Brasil você precisa atender classe média alta e é difícil de ganhar este nicho. Aqui não, você pode ganhar bem inclusive atendendo classes mais baixas. E digo mais, esses pacientes são fantásticos! 

Tipo de trabalho:
Em alguns estados você pode ter uma dental hygienist atendendo seu paciente para limpeza sem você estar no consultório! Ou seja, você está ganhando enquanto descansa. Você continua sendo responsável pelo paciente.

E afinal, como ganhar acima da média? Existem diversas formas e eu vou comentar algumas aqui:

  • Trabalhe muitas horas de maneira eficiente: quanto mais você vê pacientes mais você produz e mais dinheiro você ganha.
  • Faça procedimentos de especialista: dentro das suas limitações, faça tratamentos mais complexos como endodontia de molares, extração de sisos, colocação de implates, ortodontia limitada. Quanto mais procedimentos você faz e menos encaminhamento, mais você ganha.
  • Seja especialista: especialistas tendem a ganhar mais.
  • Trabalhe horários alternativos: a demanda está crescendo muito para as pessoas que trabalham após as 5 da tarde e aos sábados.
  • Busque locais menos badalados: assim como no Brasil, áreas mais remotas (ou nem tão remotas!) precisam muito de dentista. A diferença é que nos Estados Unidos você pode ganhar muito bem nessas regiões. Com frequência eu recebo anúncios de ofertas de emprego para receber mais de 200mil/ano para recém formado em locais mais afastados.
  • Trabalhe com estética: se você é bom de estética, como muitos brasileiros são, você pode ter um nicho muito bom de pacientes que podem pagar mais por procedimentos.
  • Seja dono do seu próprio negócio: quando você trabalha para você mesmo, você recebe mais; claro, desde que tenha pacientes para atender!
  • Tenha associates: associados são dentistas que trabalham para você e ganham uma porcentagem do procedimento. Isso ajuda a maximizar seus ganhos ou te ajudar a fazer apenas os procedimentos que mais pagam. Não se deixe iluder, não é fácil e isso vem com uma carga alta de estresse.

Seguindo essas dicas, você facilmente consegue ganhar bem acima da média. Quando acima da média? Conheço gente que recebe mais de 300 mil, 500 mil e até mais de 1 milhão por ano. O que você está esperando para revalidar o seu diploma de Odontologia nos Estados Unidos?

Comece a se planejar!

Leonardo Koerich