Na última postagem você aprendeu sobre as DSOs: geralmente clínicas populares ou semelhante, mas não iguais, às franquias brasileiras. Outra coisa que incomoda os brasileiros são os convênios, e muitos querem largá-los no Brasil. Com certeza a validação do diploma de Odontologia nos Estados Unidos é um bom caminho para você largar os convênios brasileiros, mas será que você vai encontrar convênios por aqui?
Infelizmente a resposta é sim. Aqui existem muitos convênios na área odontológica e quando você se tornar dentista nos Estados Unidos, você vai ter que navegar por esse sistema também. A grande diferença é que os convênios costumam pagar mais, entretanto, alguns pagam muito pouco e os dentistas reclamam também, assim como no Brasil. Como por exemplo, o convênio do governo, chamado Medicaid, com uma taxa de reembolso muito baixa. Por isso, vários dentistas optam por atender apenas crianças que tem Medicaid, pois costumam ser procedimentos mais rápidos e com grande demanda, que compensa a baixa taxa de reembolso. Veja a diferença de tempo e complexidade entre fazer limpeza em criança e uma prótese total em um adulto.
Por exemplo, na Carolina do Norte, atualmente uma profilaxia em criança custa aproximadamente $29, aplicação de flúor $18, exame $48, duas bitewings $20, totalizando $115 dólares. Lembre-se que o custo destes procedimentos em produtos para o dentista é muito baixo. Já para fazer uma prótese total maxilar, o dentista recebe $642 dólares, mas tem um custo maior de laboratório. Ou seja, atender 6 crianças fazendo limpeza tem um lucro maior do que fazer uma prótese maxilar, e bem menos aborrecimento!
O convênio do governo é o que tende a pagar menor pelos procedimentos, mas não é o único. Você precisa saber com quem você está assinando contrato, pois não são todos que oferecem altas taxas.
Outra coisa interessante em relação aos convênios, é que alguns determinam o quanto vão te pagar e você não pode cobrar nada a mais pelo procedimento, enquanto outros você determina o preço e o convênio paga até um máximo, o valor excedente precisa ser pago pelo paciente. Quando o paciente não tem seguro, ou o dentista não aceita, o termo utilizado aqui é fee-for-service, ou uma tradução literal, paga pelo serviço.
Mas, antes de se preocupar com o convênio, você precisa revalidar seu diploma de odontologia aqui nos Estados Unidos! Esse é o primeiro passo.
Abraços!
Leonardo Koerich