Uma das perguntas mais comuns que eu recebo é a seguinte: Léo, é fácil conseguir emprego como dentista nos Estados Unidos? Ou ainda, se eu não quiser abrir meu consultório, tenho como trabalhar para os outros? Essas dúvidas são muito pertinentes, ainda mais levando em consideração o mercado brasileiro, que está saturado e funciona diferente daqui. Então, nesta postagem falarei mais a respeito da busca por emprego de dentista nos EUA.
Primeiro de tudo, você precisa ter a sua licença junto ao State Board. Depois de garantir a licença, você estará apto para trabalhar naquele estado. Você pode, claro, abrir seu consultório, mas o investimento necessário é muito alto e difícil para você conseguir logo que terminar a faculdade. Mesmo assim, conheço alguns colegas que assim fizeram.
O mais comum é trabalhar para alguém, seja uma clínica privada ou uma corporative. Ao sair da faculdade, eu recebi quase 10 ofertas de entrevista, participei de 7 e recebi proposta de emprego em 6 delas. Apliquei tanto para Community Health Center, quanto para consultório privado e clínicas corporativas. Eu diria que é extremamente fácil arrumar um emprego como dentista nos Estados Unidos. Entretanto, não é tão fácil arrumar o emprego dos sonhos logo que sair da faculdade. Todas as ofertas que eu recebi tinham os prós e contras, como por exemplo: melhor potencial de salário, mas muitas horas de trabalho. Mais flexibilidade para fazer o que eu gosto, porém a clínica era mais longe, e assim por diante.
Acabei escolhendo o emprego que, apesar de ser mais longe, era para fazer o que eu mais gostava, ortodontia. Trabalhei em duas clínicas inicialmente e mais tarde ainda arrumei empregos em outras de maneira temporária. Fora a ortodontia, passei alguns dias checando a limpeza dos pacientes, você vai saber o que é isso quando estiver por aqui. No momento, já saí de uma das clínicas, pois tenho agora meu consultório próprio (conversa para outro post), mas continuo trabalhando em outra, mesmo depois de quase 4 anos.
Outra dúvida frequente é em relação à forma de contratação, as pessoas tem dúvida se são contratadas na pessoa física ou jurídica. Não sou advogado, nem contador, o que eu comento aqui é baseado em experiência própria e se você quiser uma resposta definitiva, por favor, consulte um profissional da área, mas vou contar aqui a minha experiência. É comum ter contratações na P.F. e também na P.J. Aqui nos Estados Unidos é chamado de W-2 (P.F.) e 1099 (P.J.). Case você seja contratado como P.J., você não precisa necessariamente ter sua emprega própria, mas você tem vantagens (e desvantagens) em montar sua própria empresa de maneira simples para trabalhar dessa forma. As duas formas apresentam muitas diferenças e você precisa aprender bem sobre elas para não ter uma surpresa negativa com impostos ao final do ano.
Em resumo, você não vai ter dificuldade para achar emprego, mas eu recomendo três pontos importantes:
1) comece a procurar cedo;
2) procure aprender sobre contrato e o que é comum;
3) aprenda o quanto antes sobre contratação P.J. e P.F. fazendo um bom planejamento financeiro.
Boa sorte na sua caminhada!