auxiliar-geral-odontologia

Na última postagem falei sobre como funciona o trabalho de auxiliar na área de ortodontia. Dessa vez, vou comentar a respeito da odontologia geral. Uma das maiores diferenças entre auxiliar geral ou dental assistant e de ortodontia, é que os auxiliares de orto são muito mais “hands-on“, ou seja, fazem muitas coisas diretamente no paciente. Basicamente, o dia todo é atendendo paciente sob a supervisão do ortodontista. Na parte geral, é comum o trabalho ser muito focado em facilitar a vida da dentista enquanto ela trabalha na boca do paciente. Independente da sua atuação, se você quer revalidar seu diploma e trabalhar como dentista nos Estados Unidos, ambas as experiências, hands-on ou não, auxiliam muito na melhora do seu currículo.

Vamos aos exemplos

Enquanto a doutora faz uma restauração, a auxiliar entrega em sequência os instrumentos necessários para que o procedimento seja feito. Uma ótima auxiliar sabe:
1 – as etapas do procedimento de cabeça;
2 – os instrumentos necessários para cada etapa;
3 – como entregar os instrumentos de maneira eficiente;
4 – a cereja no bolo, “be mind reader“, entender o que precisa ser feito apenas na troca de olhares com a doutora.

Entenda a função de auxiliar

Tem um ditado que fala assim: “doutores são péssimos auxiliares”, e isso é verdade. As dentistas que vêm e trabalham temporariamente como auxiliares, tendem a pensar como doutoras, e não como auxiliares. Por isso, com frequência, apesar de entender muito bem dos quesitos 1 e 2, não são boas na parte 3: troca de materiais com a dentista que está atendendo. Isso era muito comum quando eu auxiliava. Apesar de entender dos procedimentos, eu não lembrava de entregar a sonda exploradora, ou o bráquete, pois meu foco estava em ver o que o dentista estava fazendo e aprender, e não auxiliar.

Mas afinal, o que a auxiliar geral faz?

É responsável por obter sinais vitais, radiografias, instruções de higiene, polimento dental, fabricação/polimento/cimentação de provisórios (isso ai!), remoção de sutura, preparo de bancada, aplicação tópica de flúor, auxílio direto à dentista entre outras coisas. Lembrando que algumas dessas você precisa primeiro entender se o estado permite ou não. Outra coisa, algumas funções requerem treinamento adicional.

E quanto ao pagamento?

Geralmente auxiliares de consultório geral tendem a ganhar menos que auxiliares de especialidades, mas conheço algumas colegas que ganham muito bem. Assim como na orto, o salário vai depender da sua região, tipo de consultório e suas habilidades. O piso salarial fica entre 12-14/hora para iniciantes, entretanto, com experiência, você pode chegar na casa dos $25. Em estados como a California, é possível ver auxiliares ganhando mais de $25/hora com frequência. Não se surpreenda se ao entrar em um consultório aqui, você encontre uma auxiliar que é dentista em outro país. Eu mesmo já conheci várias e até já contratei uma!

Na próxima postagem você vai aprender como conseguir emprego de dental assistant!


Leonardo Koerich