Ortodontia Estados Unidos

A ortodontia é uma das áreas com mais especialistas no Brasil e, por consequência, também é a especialidade da maioria dos brasileiros que querem fazer a validação do diploma e trabalhar como dentista nos Estados Unidos. Eu segui este caminho, fiz a ortodontia no Brasil, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, e depois segui meu caminho para os Estados Unidos. Depois de me formar como ortodontista no Brasil e receber a permissão de trabalho americana, meu primeiro emprego foi como auxiliar de consultório de ortodontia.

Mas afinal, o que faz o auxiliar ortodôntico aqui nos Estados Unidos?

Muita coisa! De fato, o auxiliar de ortodontia por aqui é responsável por fazer o consultório fluir e permite que o ortodontista tenha um volume maior de pacientes. Enquanto no Brasil o próprio ortodontista é responsável pela ação direta em quase todas as etapas do tratamento, aqui, apenas algumas funções precisam ser obrigatóriamente feitas pelo ortodontista.

Por exemplo, remoção de ligaduras elásticas e metálicas, colocação e remoção de fios, posicionamento de bráquetes, obtenção de radiografias, instrução de higiene oral, moldagens, escaneamento 3D, remoção de aparelho (não da resina) entre outras coisas. Claro que as regras podem variar de estado para estado, assim como as regras de obtenção de licença variam.

Algumas coisas que os auxiliares não podem fazer são: utilização de alta rotação, fazer a fotopolimerização dos bráquetes sem a visualização prévia e posicionamento do ortodontista, utilização de laser e tentar “interpretar” radiografias.

Uma coisa interessante é sobre a interpretação de radiografias. É muito comum os dentistas estrangeiros, que trabalham como auxiliares, se empolgarem e, enquanto aguardam o ortodontista, comentar a respeito da radiografia com o paciente, para não deixar aquele silêncio constrangedor acontecer. Coisas simples do tipo “onde está o terceiro molar” ou algo similar. Isso NÃO pode ser feito, pois é da capacidade do ortodontista fazer esta avaliação.

Em relação a salários, a ortodontia é uma das áreas que paga bem dentro da odontologia. Entretanto, a amplitudade salarial é grande e vai depender do tipo de clínica que você trabalha (corporate ou single/multi-owner), localização geográfica e sua capacidade de executar as funções.

Um salário mais baixo está na casa dos $15-18 por hora para pessoas que estão començando, enquanto pessoas mais experientes podem ganhar mais próximo de $30, mas isso requer muita experiência. Estados como California e Nova Iorque tendem a pagar mais, porém o custo de vida é bem mais alto. Com frequência esses auxiliares não trabalham 40 horas por semana, é mais comum de 32-36 horas. Com isso, um salário mensal pode variar de $3000 a $5000. Mais que muitos ortodontistas ganham no Brasil.

Trabalhar como auxiliar de ortodontia é uma boa opção para quem já tem liberação para trabalhar no Estados Unidos e está aguardando para aplicar para odontologia ou até mesmo ortodontia. Isso ajuda muito no currículo e também a aprender como funciona a clínica americana.

Abraços!!!

Leonardo Koerich