Especialidades

O Brasil conta com inúmeras especialidade odontológicas reconhecidas pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), e outros tantos cursos auto-intitulados especialidades, mas que não são reconhecidos pelo conselho (e sabe-se lá porque tem o nome de especialidade). De acordo com o site da American Dental Association (ADA), existem 6 critérios avaliados para que uma determinada área se torne uma especialidade, como por exemplo: 1) ser uma área distinta, com conhecimentos específicos além do que se aprende na graduação; 2) tem que ser diferente o suficiente de outras especialidades e não pode ser facilmente integrada a outras especialidades com pequenas modificações; 3) precisa ter benefício direto para o atendimento ao paciente, entre outras coisas.

Afinal, quais são as especilidades nos Estados Unidos? Por acaso tem especialista em odontologia digital, harmonização orofacial, acunpuntura, alinhadores ortodônticos e coisas do tipo? Vamos descobrir!

De acordo com o site da ADA, em Julho de 2020 existem 12 especialidades odontológicas reconhecidas nos Estados Unidos. São elas:

Dental Anesthesiology
Dental Public Health
Endodontics
Oral and Maxillofacial Pathology
Oral and Maxillofacial Radiology
Oral and Maxillofacial Surgery
Orthodontics and Dentofacial Orthopedics
Pediatric dentistry
Periodontics
Prosthodontics

Dental Anesthesiology é a disciplina que cuida de anestesias e sedação de pacientes (diferente das anestesias locais).

Dental Public Health seria o que no Brasil é considerado Saúde Pública e ajuda no combate as doenças e melhoria de saúde da comunidade, ao invés do foco no indivíduo.

As outras especialidades são bem conhecidas dos brasileiros, mas notem algumas coisas interessantes. Primeiro, a ortodontia é apenas uma especialidade, não há distinção entre ortodontia e ortopedia funcional dos maxilares. Segundo, você não viu implatodontia na lista né? Isso porque a implantodontia não é especialidade reconhecida aqui nos Estados Unidos, o que muita gente não sabe!

Além disso, você também não viu dentística, o que é muito confuso, já que várias faculdades tem o curso de pós-graduação de “operative dentistry”, o que seria a dentística no Brasil. O que acontece, é que dentística é uma pós-graduação que apesar de oferecer um diploma, não tem o reconhecimento de especialidade pela ADA. Por isso, é uma pós-graduação com menor concorrência entre os americanos, já que não é uma especialidade reconhecida, as pessoas muitas vezes tem que pagar e não podem se chamar de especialistas na área.

E se você for especialista no Brasil, consegue o reconhecimento nos Estados Unidos? De maneira geral não, mas há alguns “loopholes” que talvez seja possível para que o dentista tenha o reconhecimento sem ter que fazer o curso adicional.

Os especialistas em média ganham um salário maior que os general dentists e por isso as especialidades são muito desejadas e concorridas. Existem cursos gratuitos e que inclusive pagam um salário para o aluno, até cursos mais caros.

Quer um motivo para fazer especialidade por aqui? Se você for especialista nos Estados Unidos, você provavelmente terá um dos maiores salários do país. A US NEWS colocou as especialidades de prótese, ortodontia e cirurgia buco-maxilo-facial entre as mais bem pagas do país!

Obrigado e até o próximo post!

Leonardo Koerich