Nos Estados Unidos, assim como na Europa e na maioria dos países desenvolvidos, a mão de obra especializada é muito valorizada em todas as áreas, desde construção civil e serviços pesados, até estética e serviços de saúde. Mas, e dentista, ganha bem nos Estados Unidos?

Verdade

É claro que “ganhar bem” depende de cada pessoa, mas para o padrão norte-americano, ganhar acima de US$100 mil por ano, algo em torno de $50/hora, já é considerado uma boa renda. Usando como base alguém que trabalha 5 dias por semana, em torno de 40 horas semanais, é possível até ultrapassar essa quantia com muita facilidade.
De fato, uma posição básica na Odontologia americana é o dentista que faz apenas “checagem de limpeza” ou “hygiene check”. Como dental hygienists precisam trabalhar sob a supervisão de um dentista, alguns profissionais, muitos deles já aposentados ou final de carreira, fazem este tipo de serviço para ocuparem seus tempos e ainda ganhar dinheiro. O trabalho é básico, conferindo a situação periodontal do paciente, cárie, avaliação de câncer oral e coisas do tipo, mas não faz restauração ou nada mais, apenas diagnósticos.
A limpeza em si (profilaxia ou raspagem sub e supra-gengival) é feita pela dental hygienist. Estes profissionais ganham em média $600/dia o que resultaria em um salário anual de 120 mil dólares, colocando a dentista acima dos 6 dígitos.

Variação de salários

A média salarial paga para dentistas nos Estados Unidos varia dependendo do estado em que você trabalha, ligado também ao custo de vida, sendo comum em cidades grandes o dentista ganhar mais. De maneira geral, um salário médio de uma dentista recém-formada vai ficar na casa de 150 a 180 mil dólares/ano. Entretanto, dentistas formadas e outros países e já com experiência clínica, podem receber muito mais que isso. Quanto mais procedimentos especializados você faz, como implantes, endodontia, extração de sisos, maior o seu potencial de salário.

Como é ser dentista nos Estados Unidos?

Separei uma série de publicações em que explico mais detalhadamente cada questão da vida prática de um dentista nos Estados Unidos, confira:

Recebi meu diploma, sou dentista nos Estados Unidos, e agora?
Clínica popular e franquias nos Estados Unidos
Tem convênio odontológico nos Estados Unidos?
Conselhos de Classe Odontológica nos Estados Unidos – como funcionam?
Dentista faz profilaxia nos Estados Unidos?