Você já deve ter ouvido falar que o sistema de saúde americano é um pouco complicado e também muito caro. Infelizmente o que você ouviu é verdade! Morando aqui há mais de 8 anos, posso afirmar com toda certeza que o sistema americano de saúde é um tanto quanto bagunçado. Conheço pessoas que já tiveram despesas de mais de meio milhão de dólares (isso ai, mais de $500.000 dólares) por determinados procedimentos ou internações.
Primeiro, não existe SUS por aqui, se você tiver um problema e não tiver seguro saúde, você pode estar encrencado. Também, é incomum ter hospitais públicos (talvez não tenha nenhum, eu pelo menos nunca vi um). Entretanto, existem outras coisas que ajudam, de certa forma, a população em geral e as pessoas que não tem condições de arcar com os custos. Vamos comentar a respeito das duas situações mais comuns:
1- Instituições
Existem instituições que são ONGs ou non-profit que atendem população de baixa renda. Estas organizações podem ser públicas ou privadas, apesar de receberem verbas do governo para ajudar no próprio sustento. As formas mais conhecidas são os Community Health Centers e existem várias nos Estados Unidos. Nem todas tem atendimento completo (incluindo odontologia), mas via de regra tem a parte de medicina. Community Health Centers aqui nos Estados Unidos seria o mais próximo de trabalhar numa clínica do SUS no Brasil.
2- Seguro do governo
Existem dois tipos de seguro que são subsidiados pelo governo americano. Um é para população de baixa renda (Medicaid), enquanto o outro é para população da terceira idade (Medicare). Com estes seguros, você pode ser atendido em qualquer clínica ou hospital, que aceite esse seguro, o que não são todos. Mas como funciona?
Basicamente, você é atendido e o seguro cobre os procedimentos sem que você tenha que gastar dinheiro. Entretanto, como você já deve imaginar, as clínicas de última geração, ou até mesmo as nem tão atualizadas assim, não costumam aceitar esse seguro. De maneira geral, para você ter direito ao Medicaid, você precisa ganhar abaixo de um determinado valor por ano. Existem outras possibilidades, mas de maneira geral é via salário. Já o Medicare, é baseado na idade. Se você tiver mais de 65 anos você se qualifica, independente do salário. Também existem outras possibilidades, mas não entrarei em detalhes aqui.
E para quem ganha acima do cutoff para receber Medicaid, como fica?
Tem que pagar caro para o seguro, que pode custar facilmente mais de $250 por pessoa para um plano extremamente básico. Atualmente existem outros subsídios do governo para pessoas que não se qualificam para Medicaid comprarem seguros saúde particulares. Esses benefícios são baseados no salário que você ganha, quanto maior o seu salário, menor o benefício, até que ele desaparece por completo.
Quando você chegar aqui, você vai ter que investir muito tempo apenas para aprender como as seguradoras funcionam, é realmente muito complicado.
Leonardo Koerich