Fala pessoal, tudo bem?
Se você mora no Brasil e veio visitar os Estados Unidos, provavelmente você já tentou se informar a respeito de como comprar produtos por aqui. Afinal, grande parte dos materiais que compramos são importados, e aqui eles são mais baratos. Se você foi diretamente no Google, você deve ter passado um bom tempo procurando e não achado nada sobre lojas do tipo “dental”. O seu próximo passo, deve ter sido tentar entrar em contato com algum conhecido que fez o processo de revalidação de diploma de odontologia nos Estados Unidos (como eu, por exemplo) para tentar saber como comprar produtos odontológicos aqui. Mas afinal, como os produtos odontológicos são vendidos na terra do Tio Sam?
Vamos aos fatos! Primeiro, é raro você encontrar uma dental por aqui. Particularmente, nunca vi uma loja física de dental, mas já ouvi relatos de colegas que há na Florida e Nova York. Como eu nunca fui em nenhuma, então não sou a melhor pessoa para falar a respeito das lojas físicas.
Em contra-partida, eu tenho meu consultório próprio e gasto muito dinheiro todo mês comprando produtos odontológicos. Como que eu faço minhas compras?
O mais comum aqui nos Estados Unidos, é comprar via catálogo, atualmente a maioria dos catálogos são digitais e estão na internet. Entretanto, as empresas pedem um cadastro para ser feito e, via de regra, elas não vendem para dentistas que não tem licença nos Estados Unidos. Ou seja, é mais difícil você conseguir comprar as coisas aqui se está apenas passando uns dias, pois você não foi aprovado pelo Board. Inclusive a Amazon está vendendo produtos odontológicos, mas eles não vendem sem você fazer um cadastro e ser pré-aprovado.
As compras via catálogo podem ser feitas de duas maneiras: 1) direto com a empresa, ligando para um número genérico (0800) ou por e-mail ou 2) via representante. Com a facilidade da internet, os representantes acabaram ficando mais em segundo plano, já que ficou mais fácil para os consultórios fazerem pedidos diretos com as empresas. Entretanto, empresas como a gigante Henry Schein (Dental Speed no Brasil), Patterson, Benco, e inúmeras outras empresas de especialidade como American Orthodontics, Straumann, ORMCO entre outras, continuam forte com seus representantes.
A grande vantagem de ter o contato com o representante é que ele ou ela sempre pode agilizar as coisas em caso de dificuldade. Já tive exemplos de bráquetes que eu não utilizava (paciente foi tranferido) sendo trazidos para mim diretamente pelo representante. Também teve outro caso em que equipamentos de proteção individual foram disponibilizados durante a pandemia pelo representante.
A outra forma de comprar produtos aqui é nos congressos. Como os congressos recebem gente do mundo todo, eles liberam as vendas de produtos para pessoas sem licença com maior facilidade. Um congresso que eu frequentei inúmeras vezes, o American Association of Orthodontics, é uma festa para os brasileiros que vem passar uns dias aqui e fazer as compras do ano. Além da vantagem de poder comprar sem licença americana, estes congressos geralmente tem especiais, se você comprar em volume você acaba conseguindo um bom desconto. Não precisa de muitas coisas? Junte-se com os colegas e façam uma compra coletiva!
Lembre-se nem todas as empresas tem o requerimento de licença, mas você vai ter que procurar bastante para achar uma que venda diretamente para o estrangeiro.
Abraços!
Leonardo Koerich