O coronavírus atingiu em cheio a economia norte-americana em março e abril. Os consultórios de Odontologia nos Estados Unidos foram altamente recomendados a fechar por mais de 1 mês e, em alguns, estados por períodos mais longos ainda. Entretanto, no começo de maio a maioria dos consultórios voltaram a abrir as portas. A economia no geral continua afetada, muitos restaurantes e lojas continuam fechados, seja de maneira temporária ou permanente. Entretanto, o que tem acontecido com a Odontologia tem sido significativamente diferente com o que aconteceu em outras áreas.
Apesar do susto inicial, muitos colegas tem comentado em redes sociais que o consultório tem crescido muito nos meses de Junho e Julho. O receio era que as pessoas perderiam seus empregos e por consequência o seguro saúde, ou o próprio salário. Assim, não teriam a parte odontológica como uma prioridade para seus gastos.
Alguns consultórios foram sim afetados pelo COVID-19, especialmente aqueles que sofrem com a falta de planejamento. Por exemplo, os consultórios de alto volume e baixo custo tem uma margem de lucro menor e depende de volume de pacientes para ter lucro. Como ficou mais difícil ter volume de pacientes por conta das recomendações de distanciamento social, eles não conseguem uma produção tão alta. Além disso, o custo de equipamentos de proteção individual também subiu bastante (achou que era só no Brasil, é?). Nem todos os consultórios com esse modelo estão, mal das pernas, os que se planejaram com cautela, estão indo muito bem! Inclusive um que eu trabalho como funcionário.
Também há relatos de inúmeros colegas sendo “laid-off” ou mandado embora de maneira temporária ou permanente. Eu mesmo fui mandado embora de onde trabalho por 6 semanas e depois recontratado. Isso porque muitos business owners se dão ao luxo de ter um dentista trabalhando em troca de mais tempo livre para si. Entretanto, com todas as restrições de lazer, viagens e afins, ter tempo livre não significa muita coisa hoje, e as pessoas, com medo das incertezas do futuro, estão optando por trabalhar mais e acumular o suficiente para ter fluxo de caixa. Umas das grandes preocupações é o que vai acontecer no inverno, se os casos vão aumentar ou não.
Para se programar para o inverno, os colegas estão cuidando dos gastos e montando caixa para o futuro. Além disso, é bom estar preparado para ter equipamento de proteção individual disponível para pelo menos 1-2 meses, caso tenha algum novo problema de falta de estoque no mercado.
Obrigado e até a próxima!
Leonardo Koerich