Quando eu estava para me formar em Odontologia no Brasil, lembro que meu professor falou o seguinte: “se você souber fazer uma profilaxia muito bem feita, já é meio caminho andado para você começar sua vida profissional como recém-formado”. Na hora eu não entendi e pensei como que eu vou viver de profilaxia? Mas faz um pouco de sentido para a realidade brasileira por dois motivos.
Primeiro, porque a profilaxia tem um custo baixo para o dentista e pode ter uma alta margem de lucro e, com volume, você consegue pagar suas contas. Segundo, porque é onde você começa sua relação com o paciente colocando a mão na massa, ou melhor, na boca do paciente. Uma profilaxia bem feita abre as portas da confiança e dos próximos procedimentos.
Entretanto, a realidade americana é completamente diferente. Aprendemos a profilaxia na faculdade, igual ao Brasil, mas é um dos procedimentos que faremos pouco depois de formado. Como assim, vou me formar e nunca mais fazer profilaxia? Isso aí, é bem possível que você não faça mais limpezas na sua vida depois de formado, se você trabalha como dentista nos Estados Unidos.
Isso acontece porque as profilaxias e até mesmo raspagem subgengival são procedimentos costumeiramente feitos pelas dental hygienists (DH). Dental hygienists são profissionais que passam por um período de faculdade onde aprendem a fazer este procedimento, além de aprender a fazer sondagem periodontal e as vezes até anestesia local, entre outras coisas. Entretanto, o dentista é responsável pela checagem e avaliação depois que a limpeza é feita.
Existem excessões onde a dentista realiza a profilaxia e raspagem sozinha. Geralmente, são casos onde o consultório é novo e não tem volume alto de pacientes, então, não há porque contratar alguém para fazer a profilaxia/raspagem. Ou em alguns locais onde empresas preferem contratar dentistas para fazer as raspagens, pois o salário da DH é muito alto e existem limitações do que ela pode fazer. Pense assim, contratar uma dentista custa X e uma DH custa X-10%, porém, a dentista está liberada para fazer inúmeros procedimentos. Assim, compensa pagar um pouco a mais e ter uma dentista ao invés de uma DH.
Atualmente, existe uma possibilidade de dentistas formados em outros países trabalharem na Florida, sem ter que fazer escola adicional. Esse caminho é possível, mas não é ideal para todos.
Ficou com dúvida? Deixa um comentário!
Abraços!
Leonardo Koerich