conselho-classe-EUA

Você já conhece o sistema brasileiro, já entende o que faz o CRO, CFO, ABO e as entidades de classe (ou talvez não entenda, mesmo com muitos anos de formado), mas não tem a menor noção de como as coisas são aqui nos Estados Unidos. Nesta postagem você vai aprender o que fazem cada uma das instituições e como elas vão influenciar sua vida no futuro.

Conselho Regional de Odontologia (CRO)

Contraparte nos Estados Unidos – é conhecida como de maneira genérica como Board Estadual (State Board). O nome do Board varia de estado para estado, diferente do Brasil onde é CRO-SC, CRO-SP, CRO-RJ e assim por diante. Por exemplo, na Carolina do Norte, o nome é North Carolina State Board of Dental Examiners. Na Califónia o nome é California Dental Board.

O que você precisa saber: O State Board é responsável por dar a sua licença e permitir que você trabalhe como dentista nos Estados Unidos. Lembrando que cada Board tem a jurisdição a nível estadual. Ou seja, se você tem a licença em um estado não significa que você pode trabalhar em qualquer lugar, apenas naquele estado.

Valor de anuidade: varia de estado para estado e você é obrigado a pagar para poder trabalhar exercendo a Odontologia. Os valores não costumam ser caros, ficando geralmente na faixa de $300 dólares.

Associação Brasileira de Odontologia (ABO)

Contraparte nos Estados Unidos – a versão americana é chamada de American Dental Association. Assim como no Brasil, a ADA tem nível nacional e regional, em cada estado, que são conhecidas por nomes específicos como por exemplo North Carolina Dental Society ou South Carolina Dental Association. O nome varia de estado para estado.

O que você precisa saber: É a entidade de classe que luta por melhorias na profissão em Washington DC (capital dos EUA) e também ajuda no fortalecimento da profissão. Apesar de muito criticada por colegas, teve uma ação fundamental durante a pandemia de COVID-19 e ajudou a estabelecer suporte financeiro junto ao governo para dentistas e também na distribuição de equipamentos de proteção individual. Costuma ter cursos a custo mais baixo para sócios e também opções de desconto para compras em determinados locais, além de oferecer suporte para consultórios com guias.

Valor de anuidade: De acordo com o site da ADA, em 2021 o valor da anuidade é de $573 dólares, entretanto, ao se associar à ADA, você também precisa pagar anuidades estaduais, e o valor final acaba ficando maior. Para recém formados os valores são mais baixo, e tem um desconto por alguns anos. Você NÃO é obrigado a se associar a ADA nem na versão estadual para exercer a Odontologia.

Conselho Federal de Odontologia (CFO) – Não tem esta versão no modelo americano

Conselhos de especialidades

Contraparte nos Estados Unidos – Assim como no Brasil, existem sim os conselhos de especialidades como American Association of Orthodontics (AAO) ou American Academy of Periodontology (AAP).

O que você precisa saber: essas entidades ajudam no crescimento da especialidade, estão envolvidas na execução de congressos de nível internacional. Via de regra, você precisa ser especialista na área para poder se afiliar. Em casos de dentistas estrangeiros com especialidades fora dos Estados Unidos, a regra varia de entidade para entidade. Na Ortodontia, por exemplo, você precisa ser sócio da ABOR (Associação Brasileira de Ortodontia), pular mais algumas barreiras, e depois fazer a petição para se tornar sócio da AAO.

Valor da anuidade: varia de entidade para entidade, mas se você é especialista apenas fora dos Estados Unidos, é provável que custe mais caro.

Mas, antes de se preocupar com os conselhos de classe odontológica, você precisa revalidar seu diploma de odontologia aqui nos Estados Unidos.

Abraços!


Leonardo Koerich