Há dois anos e meio, uma das publicações mais acessadas do blog Ortodontia 360° (clique aqui) falou a respeito da briga entre Invisalign® e ortodontistas americanos. A queda de braço aconteceu por alguns motivos, incluindo o fato de que a Align deixou de aceitar escaneamentos do modelo Trios, o investimento feito no SmileDirectClub e também a abertura de Smile Shops pelo país.
Agora a Invisalign® tem feito muitas propagandas no Brasil, como fez e faz nos Estados Unidos, direto ao consumidor. Independente do teor da propaganda, que alguns discordam, outros concordam, uma coisa é fato. Eles criaram um interesse muito maior da população por tratamento ortodôntico e também ajudam a levar muitos pacientes para o consultório.
A pergunta mais comum que eu ouço de especialistas em Ortodontia no Brasil é a seguinte: posso fazer Invisalign® nos Estados Unidos sem ser especialista? A resposta é sim! Aqui nos Estados Unidos, após você fazer a sua revalidação do diploma de Odontologia e tiver se credenciado com a empresa, você pode fazer tratamentos ortodônticos com o sistema deles mesmo sem ser especialista! Isso é uma vantagem muito grande para as pessoas que tem clínica forte de Invisalign® no Brasil e gostaria de continuar fazendo aqui nos Estados Unidos. E tem mais vantagens ainda, dependendo do estado em que você mora, você pode inclusive ter menos restrições na sua forma de propaganda, podendo facilitar a divulgação de suas habilidades.
Outra vantagem de ser clínico geral, é que se você gosta de fazer outras coisas fora da Ortodontia, você pode fazer sem problema nenhum! Quer colocar implante? Tá OK!, Frenectomia? Com certeza. Remoção de siso? Também…
Se você está preocupado em não poder fazer Invisalign® ao chegar nos Estados Unidos e não ter o título de ortodontista americano, não precisa mais se preocupar!