Minha jornada começou em 2016, quando eu e meu marido começamos a pesquisar sobre a possibilidade de sairmos do país. Sempre foi um sonho do meu marido morar e trabalhar fora do país, um sonho que acabou por ser tornar também meu com o caminho que resolvemos seguir juntos nessa nova etapa de vida. No início comecei pesquisando sobre as diferentes opções que teria para trabalhar como odontologia nos Estados Unidos. Inicialmente pensei também na possibilidade de carreira acadêmica, mas era e sou apaixonada pela clínica então resolvi seguir por esse caminho.
Nesse ano eu tinha acabado de me formar na especialização em Ortodontia na Universidade Federal Fluminense e estava iniciando meu mestrado em Ortodontia. Pelo fato de eu estar tão envolvida na especialidade e por não termos restrições de onde morar e trabalhar resolvi seguir a opção de validar o diploma aplicando para uma residência em Ortodontia nos EUA. Para isso comecei pesquisando quais seriam os requerimentos para esse processo, tanto em termos de burocracia como em termos de estudo.
Comecei então meus estudos para iniciar esse processo em 2017 que foi quando comecei a estudar para uma prova que se chama GRE que avalia conhecimentos de inglês, matemática e redação. Nesse mesmo ano após o GRE resolvi estudar para o TOEFL e fazer a prova para então após me aplicar para residência em Ortodontia em 3 universidades as quais não exigiam que dentista internacional houvesse feito as provas do National Board de Odontologia. Recebi o convite para entrevista em uma dessas 3 universidades, no Texas, em San Antonio. Sabia que minha chances eram muito pequenas pois concorria com muitos candidatos dos quais a maioria tinha completo os NBDE parte 1 e 2. Porém aquela entrevista foi um aprendizado e me incentivou a seguir em frente por mais que muitos me falassem ser impossível ser aceita numa residência em ortodontia sem ter um título de DDS nos EUA.
Em 2018, comecei a estudar para os National Boards Dental Exam dos EUA. Ao mesmo tempo nesse mesmo ano me formei como mestranda na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Fiz o NBDE parte 1 e felizmente passei na primeira tentativa. Decidi nesse mesmo ano tentar me aplicar para 4 universidades para residência em Ortodontia. Tive a felicidade de receber o convite para a entrevista na Boston University. Seguindo os passos do processo submeti então o ranking da universidade no Match. Muito difícil descrever a felicidade que senti quando recebi a notícia que tinha sido aceita (Match) na Boston University.
Comecei a residência em Ortodontia na BU em Julho de 2019. Estou atualmente iniciando meu segundo ano como residente. São três anos no total na Universidade. Sou grata demais pela oportunidade de estar aqui começando uma vida nova, aprendendo cada dia mais e estar rodeada de pessoas tão boas. Agradeço todos os dias pelo apoio da minha família e colegas que me ajudaram nesse processo. Aprendi muito nessa jornada nesses 3 anos até chegar aqui e realmente acredito que se dedicarmos aos nossos sonhos eles se tornam cada vez mais próximos de nós. Espero que minha história ajude a mais colegas trilharem esse caminho e que para mudar nossas vidas temos que acreditar e persistir que os frutos serão colhidos no futuro.
Graduada pela UERJ – 2013
Especialista em Ortodontia pela UFF (Universidade Federal Fluminense) – 2016
Mestre em Ortodontia pela UERJ – 2018
Residente em Ortodontia pela Boston University – Class of 2022