São muitas as formas de revalidar o diploma de Odontologia nos Estados Unidos, porém, existem apenas 5 caminhos para se tornar dentista nos EUA. Saiba como iniciar seu processo de revalidação e entenda quais são os prós e contra de cada uma das possibilidades.

1) Professor

Vale ressaltar que, ao escolher este caminho, você não será dentista, de fato. Contudo, pode ser sua porta de entrada para trabalhar diretamente com odontologia nos EUA.
Vantagens: A principal vantagem é não precisar de revalidação, o que também não gera custo adicional para aplicar à vaga. Outras vantagens são o salário e os benefícios que professores recebem, a flexibilidade de horários e diferentes funções de trabalhar que o cargo permite, além de ser uma porta de entrada para conseguir um sponsor para o seu visto e futuramente Green Card.
Desvantagens: Uma delas é que, diferentemente do Brasil, existem poucas opções de faculdade de Odontologia nos EUA, o que aumenta a concorrência e, por isso, exige um currículo mais forte do candidato. Outro aspecto é a dificuldade de crescimento financeiro e acadêmico, uma vez que são poucos os casos de professores que ultrapassam a barreira dos US$ 180 mil ao ano.
Sou um bom candidato? É importante ressaltar a importância de possuir um currículo forte: especializações, mestrado, doutorado sanduíche, tudo isso te ajudará a se destacar no momento da seleção de candidatos. Além disso, você deve estar disposto a ir onde houver vaga, alguma experiência acumulada nos EUA e, como em qualquer lugar, ter contatos.

2) Limited Lincense – Licença limitada

Este tipo de licença permite que você atue em alguns estados, porém, sempre sob a supervisão de outro profissional licenciado. Existe a chance de conquistar uma licença “normal”, mas não é algo simples e nem comum de acontecer.
Vantagens: Para conquista sua Limited Lincense, ou licença limitada em português, não é exigido cursar faculdade nos Estados Unidos. Assim como no caminho anterior, esta licença não tem custo adicional de faculdade e, comparado ao Brasil, o salário é considerado melhor.
Desvantagens: A limitação de trabalho é uma grande desvantagem. Por exemplo, em Massachusetts, um dos estados mais fáceis de conquistar a Limited License, com frequência as únicas opções para quem a detém serão Community Health Centers e penitenciárias. Outra questão é a impossibilidade de crescimento que esta opção oferece, uma vez que é uma licença limitada e te deixa totalmente na dependência dos outros.
Sou um bom candidato? Qualquer pessoa pode tentar aplicar para estas vagas, mas se você já tem permissão de trabalho nos EUA, as coisas ficam mais fáceis pois é menos burocracia para o futuro empregador.

3) Pós-graduação: certificado

Aqui nos EUA, os cursos de pós-graduação são divididos entre Certificado em Odontologia Geral e Especialização. Dentre as opções de certificado, existem dois tipos mais comuns, AEGD e GPR.

  • Advanced Education in General Dentistry (AEGD): é um programa que, geralmente, dura um ano, mas pode durar até dois, em que você faz Odontologia Geral. Este programa é muito procurado por recém-formados nos EUA e Canadá que buscam por mais experiência clínica do que a ofertada pela faculdade.
  • General Practice Residency (GPR): este programa é similar ao AEGD, exceto que é mais comum estar vinculado a um hospital. Não são todos os casos, mas vale checar a grade curricular para conferir se os procedimentos serão clínicos ou hospitalares.

Vantagens: Em ambos os casos, é possível encontrar programas gratuitos ou de baixo custo. Mas fique de olho nas exigências de cada programa, uma vez que a opção gratuita, geralmente, fica limitada apenas para quem concluiu o curso de Odontologia nos EUA, enquanto, às vezes, estrangeiros pagam uma tuition. Além disso, neste curso você já é considerado “doutor”, já que é considerado como uma posição superior ao DDS/DMD, e você terá experiência com procedimentos mais avançados.
Desvantagens: Você estará competindo com candidatos que se formaram nos EUA e, até por critério de compatibilidade, fica mais fácil comparar currículos de candidatos que cursaram a faculdade no mesmo país em que pretendem trabalhar. Outro percalço é a quantidade de escolas que aceitam estrangeiros, o que resulta em menos vagas disponíveis. Por fim, você não está liberado para trabalhar em qualquer lugar com este título, o que gera uma grande limitação geográfica. Alguns exemplos de estados que você pode trabalhar são Vírginia e Flórida.

4) Pós-graduação: especialização

A especialização nos EUA dura de 2 a 3 anos, podendo chegar a 6 anos em poucos casos (bucomaxilo em algumas escolas). Para ser considerada especialização que libera você para trabalhar como dentista, a pós-graduação deve contemplar simultaneamente duas condições:

  • Reconhecida pela American Dental Association (ADA)
  • Acumular carga clínica

Por isso, alguns cursos como Saúde Pública, apesar de ser uma especialização reconhecida pela ADA, não te permite trabalhar, pois não tem carga horária clínica. No curso REVALIDA USA você confere a lista completa de especializações que propiciam acumular carga horária clínica e são reconhecidas pela ADA, saiba mais clicando aqui.
Vantagens: Por se tratar de uma especialização, este caminho irá lhe assegurar o título de especialista em odontologia e maior potencial de ganhar dinheiro. Assim como nas opções de certificado, existem programas gratuitos ou de baixo custo, por isso, sempre confira as exigências de cada programa. A maior vantagem desta opção é que você pula uma etapa e já começa ganhando mais do que sem a especialização. Assim, você terá maior potencial de crescimento profissional e poderá focar na área de seu interesse.
Desvantagens: A competitividade para uma vaga de especialização é ainda mais acirrada do que as vagas de pós-graduação com certificado, o nível acadêmico de seus concorrentes é superior e as opções de estados que aceitam especialistas estrangeiros também são mais limitadas comparado ao curso de DDS/DMD. Além disso, o custo para aplicar às vagas é alto, mesmo para programas gratuitos.

5) DDS/DMD

Este caminho é o mais recomendado para quem busca revalidar o diploma integralmente, visto que é a graduação de Odontologia nos Estados Unidos de uma maneira resumida para dentistas estrangeiros. Os cursos demoram de 2 a 4 anos dependendo da faculdade, o mais comum é ficar por volta de 28-30 meses.
Vantagens: Os títulos de DDS (Doctor of Dental Surgery) e DMD (Doctor of Medicine in Dentistry) são aceitos em todo o país, com algumas exigências complementares para conquistar a licença dependendo de cada estado. Esta forma de validação é a que oferece o maior número de vagas para candidatos estrangeiros, ultrapassando as 900 vagas por ano. Dentre todas opções, esta é a com menor nível de competição, pois, todos os concorrentes são formados em outro país, tendo o inglês como segunda língua (com raras exceções). Inclusive, o salário é maior quando comparado ao de professores e profissionais com limited license, o potencial de crescimento também é mais elevado e, por ser aceito em todos os estados, existe mais facilidade de transferência de licença de um estado para o outro.
Desvantagens: O custo é o mais alto de todas as alternativas e a posição será de aluno (não doutor-aluno), o que leva a uma maior supervisão de suas atividades quando comparada às pós-graduações, tanto de certificado quanto de especialização. Para finalizar, você tem que cursar Odontologia geral, o que para alguns pode ser uma vantagem. Mas, para aqueles que, assim como eu, não têm interesse em todas as áreas da Odontologia, acaba sendo uma desvantagem.

Qual a importância de saber tudo isso?

Antes de mais nada, é importante destacar que os 5 caminhos podem ser completamente diferentes, porém, é o seu planejamento que te ajudará a ter sucesso independentemente de qual deles você escolher. Estude todas as regras do estado que você pretende aplicar e comece agora mesmo a sua caminhada rumo à validação do diploma de Odontologia.
Preparei a tabela abaixo para facilitar ainda mais a compreensão de cada uma das 5 formas:

Tabela-caminhos-revalida-USA
5 caminhos para ser dentista nos EUA