Uma das dúvidas que surge naturalmente quando pensamos em validar nosso diploma de odontologia nos Estados Unidos ou quando vamos buscar por uma pós graduação no país é: “qual a melhor especialidade para exercer nos Estados Unidos?”.

Por conta disso, realizamos uma lista das 5 especialidades que consideramos serem as melhores e os motivos que foram levados em conta. Confira:

5º lugar: Periodontia

A Periodontia é a especialidade odontológica que trata dos tecidos que dão sustentação para os dentes. Seus procedimentos objetivam prevenir, diagnosticar e tratar problemas e doenças que atingem a gengiva, o ligamento periodontal e o osso alveolar, incluindo implantes.

Essa especialidade pode ter um bom rendimento financeiro, especialmente de acordo com a quantidade de implantes feitos pelo profissional; porém, em contrapartida, seu trabalho depende da indicação direta de outros dentistas, sendo esse um ponto desfavorável.

Mesmo com a quantidade de informações que existem hoje em dia, a maioria das pessoas não sabem exatamente quando procurar um Periodontista. Normalmente buscam por um profissional sem essa especialidade específica, que pode encaminhar o caso e recomendar um periodontista; sendo essa a principal fonte de pacientes para essa especialidade.

Além disso, é necessário um número razoável de pessoas na equipe, como higienistas, auxiliares dentários e recepcionistas. Por isso o tamanho do consultório não precisa ser muito grande em relação a outras especialidades, porém o suficiente para agregar a todos esses profissionais.

4º lugar: Endodontia

A Endodontia é um ramo da odontologia que trata lesões e doenças da polpa e da raiz do dente, por isso os profissionais desta especialidade são capacitados para tratar de problemas internos dos dentes, em especial, do canal dentário.

É uma especialidade muito valorizada pois poucos profissionais hoje escolhem por fazer canal. É um mercado com pouca oferta e muita demanda, principalmente nos EUA!

Assim como a Periodontia, depende bastante do encaminhamento de pacientes por outros profissionais, podendo essa ser uma desvantagem para conquistar novos pacientes.

Outra vantagem dessa especialidade é um menor número necessário de funcionários dentro do consultório, pois pouquíssimas coisas podem ser delegadas a um auxiliar dentário. Sendo assim, a equipe é pequena, e existe menor responsabilidade em relação à contratações e o consultório pode ser pequeno; levando a um custo baixo.

Com os custos mensais sendo pequenos, é a especialidade com maior margem de lucro.

3º lugar: Cirurgia Bucomaxilofacial

A Cirurgia Bucomaxilofacial é uma especialidade cirúrgica que realiza o diagnóstico e tratamento de problemas e patologias da boca, fraturas dos ossos da face, cistos e tumores benignos da cavidade oral e dos maxilares e disfunções das articulações mandibulares.

A principal vantagem da especialidade é que possui o maior rendimento financeiro, em relação às outras.

Porém, por ser um cirurgião, o profissional lida com situações emergenciais e deve estar pronto para atender o paciente em diversos horários e dias da semana, mesmo fora de seu horário de atendimento comercial, podendo afetar a sua qualidade de vida.

Além disso, é a especialidade que os seguros médicos e dentários menos cobrem, exigindo um maior investimento, por conta de envolver sedação e extração em sua especialidade.

Mais um fator considerado desfavorável, é a época do ano que é mais buscada pelos pacientes. Por incluir cirurgias que demandam tempo de recuperação, a época mais movimentada em seu consultório é a de férias escolares. Isso pode afetar a vida de um Bucomaxilo, pois se decidir viajar com a família nessa época, por exemplo, pode “perder” diversos pacientes e deixar de faturar muito dinheiro.

2º lugar: Ortodontia

A Ortodontia é a especialidade que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada.

Essa especialidade costuma ter um rendimento financeiro bom, além de uma boa qualidade de vida, pois são poucos os casos de emergência que o profissional necessita ir ao consultório fora de seu horário de trabalho.

Além disso, muito do trabalho pode ser delegado para auxiliares, não sobrecarregando tanto o profissional. Por conta disso, a equipe no consultório é maior.

Esse fator pode ser considerado uma desvantagem por ter que gerenciar mais pessoas e ter mais custos “trabalhistas”, porém pode ser considerado também uma vantagem, já que a escalabilidade pode ser maior.

Isso significa que poder delegar muito do trabalho, faz com que essa especialidade tenha mais possibilidades de expandir os consultórios dentários nos Estados Unidos.

Outra desvantagem da especialidade é que com a quantidade de informações e cursos, já existem outros tipos de profissionais que realizam alguns procedimentos como invisalign e até aparelhos; ou seja, o espaço da Ortodontia passa a ser ocupado por outros profissionais também.

1º lugar: Odontopediatria

A Odontopediatria é o ramo da odontologia que cuida da saúde bucal dos bebês e crianças.

Essa especialidade possui uma combinação de fatores que a torna mais interessante para o profissional especialista.

Assim como a Ortodontia, muito do trabalho da especialidade pode ser delegado para auxiliares dentários.

Além disso, a limpeza e higienização dentária de crianças é mais simples de realizar do que a de adultos, sendo possível o atendimento de um volume maior de pacientes do que outras especialidades.

Outra vantagem é a cobertura de seguros para a parte básica da Odontopediatria. Normalmente, os seguros médicos infantis incluem em sua cobertura a parte odontológica, diferentemente do que acontece com os seguros médicos de adultos.

Além disso, o reembolso do seguro do governo, que varia de estado para estado, no geral é relativamente bom para a Odontopediatria comparado com pacientes adultos.

Um fator crucial para que a Odontopediatria se sobressaia à outras especialistas, é que normalmente, a criança é prioridade. Um adulto muitas vezes leva dores e problemas de saúde por um tempo, até ir a um especialista. Em contrapartida, quando uma criança tem algum problema de saúde, normalmente a família procura ajuda especializada imediatamente.

Confira o vídeo abaixo e saiba mais: