O INBDE é uma prova aplicada pelo conselho de odontologia dos EUA, com a finalidade de atestar os conhecimentos de alunos de odontologia ainda na faculdade.

Funciona como a prova da OAB para quem quer advogar no Brasil.

Por isso é necessário a todos os dentistas que queiram atuar nos EUA, sejam eles estrangeiros ou americanos (e formados fora ou dentro do país).

O que esperar do INBDE

Segundo o site do conselho, o exame tem como objetivo testar o conhecimento teórico e se destina a ser utilizado pelos órgãos reguladores estaduais na tomada de decisões válidas quanto ao licenciamento do dentista.

Possui 500 questões teóricas, divididas em dois dias de aplicação, e são realizadas pelo computador em centros credenciados espalhados pelos Estados Unidos.

Dica de ouro para o INBDE

Você sabia que o número dos dentes nos Estados Unidos é diferente do número dos dentes no Brasil?

No Brasil o número 11 é o Incisivo Central Superior Direito e nos EUA esse dente é o número 8.

Essa diferença pode ser responsável por causar erros na prova caso você não esteja atento e/ou não souber desse fato.

Por isso temos uma dica preciosa para dar para aqueles que vão prestar o INBDE! Assista o video que deixamos no fim do texto para entender melhor!

Ao receber a folha de rascunho, escreva uma linha de 1 a 16 (crescente), e logo abaixo uma linha de 32 a 17 (decrescente).

Acima de cada número você pode escrever a nomenclatura de cada dente como está acostumado no Brasil.

A cada pergunta que citar um número de determinado dente, ao invés de resolver “de cabeça”, pensando no número dos dentes que você está acostumado, vá até o papel de rascunho e confira no número a posição exata daquele dente.