Existe sim uma escassez de dentistas no mercado norte americano.
Principalmente depois da “great resignation” que aconteceu por lá em 2021.
Great resignation
Em 2021, 39 milhões de pessoas pediram demissão de seus empregos nos Estados Unidos.
Foi calculado que, mensalmente, 2,4% da força de trabalho norte-americana simplesmente pediu as contas.
De acordo com pesquisa feita pela Harvard Business Review, as demissões entre pessoas de 30 a 45 anos, conhecidos como “millenials” aumentaram em mais de 20% entre 2020 e 2021.
Em fevereiro de 2022, eram 11,3 milhões de vagas, contra 6,27 milhões de desempregados. Ou seja, 5 milhões de vagas a mais do que pessoas sem ocupação. É o que mostra a pesquisa Job Openings and Labor Turnover, anunciando um número recorde e a dificuldade das empresas de conseguirem novos talentos.
Acredita-se que isso se deu principalmente após a pandemia do COVID 19, onde as pessoas precisaram se isolar e quando muitos trabalhadores começaram a repensar suas prioridades e valores em relação ao trabalho.
Por isso, foram em busca de melhores salários, o conforto de benefícios para desempregados e um boom de aposentadorias.
Escassez de dentista nos EUA
Os Estados Unidos enfrentam uma escassez de dentistas sem precedentes.
Segundo uma pesquisa publicada pela Associação Odontológica Americana (ADA, na sigla em inglês), a dificuldade em preencher vagas abertas tem sido o principal fator de limitação para o crescimento dos consultórios odontológicos no país.
Ainda segundo a ADA, nos últimos anos, os EUA formaram uma média de 6 mil dentistas por ano – número bem abaixo da necessidade para suprir a demanda atual de profissionais da área.
A Administração de Serviços e Recursos Humanos dos Estados Unidos estima que o país precisaria de 11 mil dentistas para acabar com a escassez que existe atualmente.
Basicamente, o principal motivo para essa escassez é porque é difícil se formar como dentista nos EUA. Não são muitas as faculdades especializadas, e os custos e exigências para terminar o curso são altos.
Se você é dentista e pretende revalidar seu diploma nos EUA, não perca tempo e se beneficie desse momento atual!
Saiba mais no vídeo abaixo: