Candidatos a vagas de emprego estão muito habituados a ter de enviar um currículo para as empresas em que desejam trabalhar. Mas muitos brasileiros estranham o fato de que, para se candidatar a uma pós-graduação, mestrado ou PhD nos EUA, esse mesmo documento seja pedido.

Embora possuam certas semelhanças, um currículo padrão de mercado de trabalho não vai funcionar para a sua aplicação aos programas de odontologia nos EUA.

O mais recomendável é que seja feito um currículo com foco no seu histórico acadêmico, trabalho, conquistas e pontos fortes.

Para motivos de processo de aplicação para revalidação de diploma, uma dica ao escrever o seu currículo é dividi-lo em duas etapas:

– Currículo extenso

A primeira é um currículo completo, detalhando cada item com as informações sobre a sua formação acadêmica e experiências profissionais.

Provavelmente não será o currículo enviado inicialmente para nenhuma universidade ou programa odontológico, porém, posteriormente, se você decidir aplicar em um sistema centralizado, será mais fácil copiar e colar as informações quando for necessário.

– Currículo resumido

A segunda é um currículo resumido, que tenha no máximo três páginas, onde a partir de uma seleção criteriosa, são definidas e escritas apenas as informações mais relevantes do seu currículo extenso.

Esse é o currículo geralmente é o enviado às universidades americanas, pois além de ser mais breve, é mais objetivo (o que eles buscam).

Os processos de aplicação aos programas odontológicos são grandes e as universidades recebem diversos documentos de muitos interessados, imagina ler currículos extensos de todos os participantes?

Fora isso, quando tem muita informação escrita, as coisas mais importantes podem passar despercebidas.

Por conta da importância do currículo no processo de aplicação à programas de odontologia nos EUA, é importante saber chamar a atenção com as informações mais relevantes dos feitos acadêmicos, conquistas, pontos fortes e experiências no seu currículo resumido.

Lembre-se: para as universidades americanas não importa o tamanho do seu currículo, mas sim a qualidade dele! Boa sorte!